fbpx

Você quer impulsionar o seu negócio? Conheça as 4 razões para separar as finanças do seu negócio das finanças pessoais.

Como proprietário de uma empresa, confundir as linhas entre negócios e lazer não é uma boa ideia. Mas à medida que você navega pelas finanças da empresa, é tentador usar as finanças pessoais para ajudar quando a sua empresa precisa de um impulso. Isso geralmente não é uma boa solução a longo prazo, no entanto.

Ter contas comerciais e pessoais separadas permite que você trate a sua empresa como a entidade independente que é. Isso protege as suas finanças pessoais.

Um dos aspetos mais importantes para administrar um negócio de sucesso é manter registos precisos das suas receitas e despesas. Esta é a única maneira de melhorar o desempenho do seu negócio. Assim, manter as finanças do seu negócio separadas das finanças pessoais é crucial. Na verdade, complicações sérias podem ocorrer se você fizer o contrário.

Por que razão é essencial separar as finanças do seu negócio?

 Primeira: Para fins de redução de impostos

finanças da sua empresa

Separar as finanças pessoais e comerciais pode ajudá-lo com os seus impostos, pois isso facilita o fornecimento de registos precisos das finanças da sua empresa. Isso também irá ajudá-lo quando você estiver declarando seus impostos, especialmente os impostos comerciais.

Se você pagar as despesas comerciais usando a sua conta comercial, algumas dessas despesas podem ajudar a reduzir o imposto a pagar. As despesas comerciais dedutíveis incluem custos de publicidade, aluguer comercial, despesas com telefone, internet, hospedagem de site, software de gestão, etc.

Além disso, existem despesas comerciais que não podem reduzir o valor do imposto. Estes são chamados de despesas comerciais não dedutíveis. Eles incluem salários, honorários médicos, doações, etc.

Manter recibos e faturas pode ajudá-lo a monitorar os pagamentos. E você pode usar as suas faturas e recibos para apoiar as suas reivindicações e obter deduções fiscais. E a melhor prática de o fazer é recorrer a software de gestão que permita fazer um registo mais eficiente. Por exemplo, o software Dolibarr ERP&CRM na plataforma MentorSIG permite efetuar essas operações de forma fácil e eficiente, proporcionando informações relevantes para a melhor gestão das suas despesas e consequentemente do seu negócio. Saiba mais aqui

Segunda: Para uma contabilidade mais fácil

Classificar receitas, despesas, ativos

Classificar receitas, despesas, ativos e recibos após misturados é demorado. Você tem que se preocupar com os prazos para apresentar a sua declaração de imposto. Além disso, a mistura das finanças pessoais e empresariais dificulta o acompanhamento das suas receitas e despesas.

Mas manter uma forte separação desde o início facilitará para você e eventualmente para o seu contabilista. Recorrendo a um sistema integrado de gestão, como é o caso de Dolibarr ERP&CRM na plataforma MentorSIG, a tua tarefa fica mais simples e automática. Você não precisa ter conhecimentos de contabilidade e nem precisa fazer grande esforço, o sistema encarrega-se de efetuar toda a contabilidade da empresa de forma automática. Se você precisar obter informações sobre as receitas ou despesas da sua empresa num determinado mês, poderá obter essas informações facilmente em segundos. O Sistema Dolibarr ERP&CRM na plataforma MentorSIG permite você adotar as boas práticas e fazer a coisa do jeito certo e facilita o crescimento do seu negócio. 

Separar as finanças pessoais e empresariais agiliza o seu processo de declaração de impostos. Isso também facilita para você obter uma melhor visibilidade do fluxo de caixa do seu negócio. Este é um dos grandes segredos.

Terceira: Melhorar a sua pontuação de crédito (credit score)

 Melhorar a sua pontuação de crédito (credit score)

O seu negócio e crédito pessoal podem afetar significativamente um ao outro. Por exemplo, alguns empresários aproveitam a sua forte pontuação pessoal de crédito para financiar operações ou cobrir despesas comerciais. Usar o crédito pessoal para impulsionar o seu negócio torna-o responsável por qualquer dívida na sua empresa.

Se você fizer muitos empréstimos pessoais para o seu negócio, terá problemas financeiros. E isso pode afetar negativamente a sua pontuação de crédito. Porque para cada empréstimo adicional, você terá outro “osso duro” no seu crédito, e isso se somará. A sua pontuação de crédito (credit score) será afetada, o que pode afetar as suas taxas de juros e a sua capacidade de obter mais crédito no futuro. E pode ainda afetar a sua reputação. 

Uma tática comum que alguns empresários utilizam é ter uma garantia pessoal nas primeiras linhas de crédito da empresa. Após estabelecer a sua credibilidade como um negócio, você pode se concentrar apenas em construir as suas opções financeiras por meio do seu negócio.

Quarta: Por motivos de auditoria

Ter contas pessoais e comerciais separadas

Ter contas pessoais e comerciais separadas pode economizar tempo e dor de cabeça se eventualmente o governo auditar a sua empresa. Porque se você tiver contas separadas para fins pessoais e empresariais, fica mais fácil cumprir as regras.

Lembre-se, os auditores examinam os documentos de suporte, declarações fiscais, relatórios financeiros e muito mais. Será mais fácil

para você fornecer as despesas relacionadas ao seu negócio se você mantiver as finanças pessoais e empresariais separadas. E ficará até mais credível se os teus registos são suportados por um software integrado de gestão.

Além disso, ter contas separadas para a sua empresa e finanças pessoais impede que você utilize a sua conta comercial para pagar despesas pessoais.

Você quer impulsionar o seu negócio?

impulsionar o seu negócio

Se você deseja expandir os seus negócios e precisa de capital para isso acontecer, talvez seja necessário fazer um empréstimo comercial. Mas para isso acontecer, você tem que mostrar ao banco ou ao agiota que você tem uma renda sustentável. Portanto, é vital manter as suas finanças pessoais e empresariais separadas. O banco ou o agiota analisará apenas o seu crédito comercial, receita financeira e registos.

Por isso que a solução ideal para essa jornada é optar por um sistema ERP — Sistema integrado de gestão. Recomendamos-te fortemente um sistema ERP na nuvem como é o caso do Dolibarr na plataforma DoliSys.

Um sistema ERP — Sistema integrado de gestão (Enterprise Resource Planning) é um conjunto de aplicativos de gerenciamento funcional centralizado num único sistema que pode ser extremamente benéfico para a lucratividade e sustentabilidade de qualquer empresa ou negócio.

As vantagens de um sistema ERP&CRM na nuvem são inúmeras, aqui estão algumas:

Por um lado, o sistema ERP na nuvem não requer NENHUMA INSTALAÇÃO na sua máquina, isso não só irá poupar a complexidade dos procedimentos de instalação do software, mas também a infraestrutura de hardware (servidores, UPS, Router, etc.) que este tipo solução requer. Por outro lado, esta solução libera você de todos os custos de manutenção, substituição de equipamentos defeituosos, recursos humanos técnicos, etc.

Assim, a plataforma Software – DoliSys (Software as a Service) permite você gerir o seu negócio de qualquer lugar e de qualquer terminal conectado à Internet (através de um navegador de Internet) e sem qualquer dor de cabeça, concentrando esforços no crescimento do seu negócio.

a plataforma DoliSys


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *